quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Arquitetura na América Latina foi tema da primeira conferência desta quarta-feira




Os arquitetos Fernando Lara e Louise Noelle Gras foram os convidados especiais para a conferência que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28, no Teatro Gustavo Leite. Com os temas Arquitetura latino-americana e Crítica da Arquitetura latino-americana, os dois conferencistas abordaram assuntos pertinentes à realidade da América Latina; tais como: saúde, educação e a vida em sociedade.
A palestra de Fernando abrangeu ainda temáticas como a situação política no continente latino-americano. Na ocasião, o arquiteto brasileiro deu exemplos de obras que conciliam a arquitetura integrada às comunidades e falou amplamente sobre assuntos de interesse social, como a questão da permeabilidade. Lara ressaltou que seu interesse pelo tema é fruto de sua participação no Instituto Toró, que realiza pesquisas sobre enchentes.
A abordagem do convidado agradou ao público do XXIV CPA, que participou de um diálogo com o conferencista. A arquiteta alagoana Larissa Lara discorreu sobre a importância do tema no território local. “Acho que o assunto tratado por ele se aplica perfeitamente ao nosso ambiente e precisa se discutido mais vezes. Afinal, quanto mais falamos sobre isso, mas fácil se torna encontrar soluções”, disse.

Já a palestra de Louise Noelle ofereceu ao público um verdadeiro passeio pelo universo das obras arquitetônicas espalhadas América Latina afora. Construções na Argentina, na Colômbia e na Venezuela foram mostradas como referências da integração entre natureza e sociedade. “Nesta gama arquitetônica diversificada temos uma riqueza de criatividade. O mais importante é lembrarmos que existe um compromisso entre a natureza e a sociedade”, discorreu a conferencista
Palestrantes
Fernando Luiz Lara é bacharel em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais e obteve o pós-doutorado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Já Louise Noelle Gras é formada em História da Arte pela Universidade Libero- Americana, Cidade do México; o obteve mestrado na Nacional Autónoma Universidad de México (UNAM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário