quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“Maceió ainda pode ser planejada”, Lelé



Conferência ministrada por Lelé expõe experiências de alta qualidade e baixo custo para o planejamento das cidades
 
A primeira conferência do XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos aconteceu na noite de terça-feira, 27, após a solenidade de abertura com o diretor do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTR), João da Gama Filgueiras Lima, mais conhecido como Lelé.
O arquiteto tratou sobre as suas experiências com argamassa armada, com a utilização da mecatrônica, com o desenvolvimento de aparelhagem para hospitais, urbanização de praças e a respeito dos projetos que integram os espaços a jardins e ao meio ambiente. Essa explanação sobre seus projetos em Salvador, Rio de Janeiro, Goiás e Brasília levaram aos fatores que promoveram o surgimento do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH) para realizar obras no setor público.
“Os resultados do Instituto foram pequenos, pois a burocracia governamental impede a realização de projetos. Como os feitos para o programa Minha Casa Minha Vida; projetos rigorosamente pensados que não tiveram sucesso”, explicou Lelé.

Para o arquiteto, Maceió ainda pode ser planejada por conta da sua população, que ainda é pequena. De acordo com o fundador do IBTH a arquitetura é sustentável; os profissionais da área devem se manter firme em suas opiniões e sempre levar em conta a melhoria da qualidade de vida da população “a boa arquitetura é sempre sustentável, ela tem que prever conforto e economia”, enfatizou.
Lelé tem um currículo extenso; destacando-se pela colaboração na construção de Brasília com Oscar Niemeyer; pela criação de projetos sociais a baixo custo; pelos projetos para a rede de hospitais Sarah Kubitschek e recentemente pela concepção do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat, criado há três anos em Salvador.
O evento está acontecendo no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, Maceió, Estado de Alagoas, e vai até a sexta-feira, 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário