quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Patrimônios arquitetônicos foram debatidos durante congresso


Uma das atrações da manhã desta quinta-feira, 29, na 24ª edição do Congresso Pan-Americano de Arquitetos (XXIV CPA) foi o fórum sobre Patrimônio Histórico; coordenado pela arquiteta Josemary Ferrare, do Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas, e realizado no auditório do Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso. Na mesa de palestrantes, estiveram o arquiteto brasileiro Mário Aloísio, o arquiteto libanês, Michel Barmaki, e o representante doInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Robson Almeida.
As temáticas abordadas no encontro chamaram a atenção da plateia, principalmente, por causa da diversificação. Enquanto Mário Aloísio tratou da atuação do IPHAN na cidade alagoana histórica de Penedo, Barmaki explanou sobre suas experiências com o patrimônio libanês; a palestra do arquiteto estrangeiro contou até com informações históricas e geográficas sobre seu país natal.
Mas quem conquistou mesmo o público foi Robson Almeida, com o tema PAC Cidades Históricas: patrimônio, desenvolvimento e cidadania. Em suma, o representante do IPHAN falou sobre o interesse do governo federal em preservar o patrimônio histórico e arquitetônico brasileiro.
Fascinada pelo tema patrimônio, a estudante do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Amina Andrade, deixou claro que saiu satisfeita da sessão de debates e palestras. “Gostei  muito das palestras e, inclusive, antes de vir ao XXIV CPA estava pesquisando sobre o tema. Notei que a abordagem feita aqui foi bem ampla”.

Já a estudante do 8º período de arquitetura da Faculdade do Ipojuca, Anny Katarina Tavares falou sobre a importância sobre preservação do patrimônio histórico. “É importante que o governo promova a conservação de nossos patrimônios históricos e arquitetônicos. Gostei bastante de saber mais sobre as providências que estão sendo tomadas neste âmbito”, disse.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário