quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Representante do Ministério das Cidades trata sobre produção habitacional em fórum durante XXIV CPA



Com coordenação da arquiteta do IAB-AL, Débora Cavalcante, o fórum sobre Políticas Habitacionais que aconteceu na tarde de quarta-feira, 28, trouxe a diretora do Departamento de Produção Habitacional da SNH do Ministério das Cidades, engenheira Maria do Carmo Avesani; e o membro do Conselho Editorial da revista Vivienda Popular da Universidad, arquiteto uruguaio, Duilio Amandola.
O Teatro Gustavo Leite, local do fórum; ficou lotado. Avesani discutiu a Produção Habitacional do Ministério das Cidades e disse que o programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida” não está construindo apenas casas. “O Minha Casa Minha Vida não constrói só casas, já está construindo bairros; por conta da grandeza dos empreendimentos”. A partir dessa abordagem ela informou que o grande desafio está sendo a inserção urbana, pois os municípios aprovam projetos sem espaço para equipamentos. 
“Estamos trabalhando para existir espaços para equipamentos, pois queremos promover qualidade ao empreendimento que estamos gerando. Os municípios não fizeram a sua parte na aprovação dos projetos, por isso o Governo Federal teve que trazer regras aos projetos, como a inclusão de áreas para equipamentos, como áreas comerciais e institucionais em meio às residências”, explicou a diretora.
O tema da diretora não agradou a maioria dos arquitetos presente no fórum. Para  grande maioria o programa habitacional do Governo Federal não garante a acessibilidade de projetos bons para a população, pois não financia os projetos. Eles devem entrar como contrapartida dos empreendimentos, ou então, recebem um valor irrisório pelo trabalho. 
O arquiteto autônomo, Lindomar José dos Santos, disse que o fórum demonstrou através da apresentação dela e da critica dos ouvintes que “existe um abismo entre a teoria do Governo Federal nos seus programas habitacionais e a prática”, desabafou o arquiteto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário